sábado, fevereiro 12, 2011

ESSA ´É DO GOVERNO

Governo vai implantar rede de ensino via satélite com 300 polos

Quinta-feira, 10 de Fevereiro de 2011

O Governo do Piauí planeja iniciar a implantação, dentro de seis meses, de uma rede de ensino via satélite, formada por 300 polos de mediação tecnológica espalhados por todo o Estado, o que beneficiará 27 mil estudantes da rede pública. Nesta quinta-feira (10), uma comissão da Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc) foi a Brasília apresentar uma preliminar do projeto para apreciação do Ministério da Educação (MEC).

Com a nova tecnologia, alunos das 124 escolas rurais de Ensino Médio terão acesso a aulas ministradas por professores selecionados e capacitados diretamente da capital, Teresina. O sistema, que já foi implantado com sucesso em estados como Amazonas, possibilita que os estudantes interajam com o professor que está a quilômetros de distância. “Essa tecnologia permite que o especialista que está lecionando de Teresina tire as dúvidas daquele aluno que está em Picos. Não é uma vídeo-aula. A aula é presencial, em tempo real, com o professor, via satélite, conversando com os alunos e também um professor do próprio município, dentro da sala, direcionando as atividades”, explica Reinaldo Lopes, diretor de Ensino Técnico e Profissional da Seduc.

A implantação desse sistema no Piauí já havia sido discutida pelo governador Wilson Martins na visita que realizou ao ministro da Educação, Fernando Haddad, em janeiro deste ano. “Naquela oportunidade, o ministro sinalizou o apoio a essa iniciativa e assegurou o interesse em sua implantação. Por isso, estamos agora em Brasília para apresentar uma preliminar desse projeto. Em seis meses já queremos iniciar a implantação dos polos nas escolas rurais”, afirma Átila Lira, secretário da Educação.

Além do Ensino Médio presencial, a previsão é de que a rede também seja utilizada para o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) no nível médio, Educação Profissionalizante e para as Escolas de Tempo Integral. Ao todo, a previsão é de que 27 mil estudantes sejam beneficiados pela iniciativa. Também existe o projeto de, em um segundo momento, integrar essa estrutura à Universidade Aberta do Piauí.

Videoconferências e Internet

Com os polos já em funcionamento, o Governo do Estado terá um canal direto de comunicação com os técnicos espalhados pelos municípios do interior do Estado. “Será possível que o governador, diante de alguma urgência, realize videoconferências simultâneas com os técnicos de diferentes municípios, utilizando essa rede via satélite. Isso gera uma economia de recursos públicos no transporte de servidores para a realização de reuniões presenciais na capital, por exemplo”, afirma Reinaldo Lopes.

A rede via satélite também possibilitará o acesso mais ágil à internet em alguns municípios que ainda encontram dificuldades nessa instalação. “Em algumas regiões mais isoladas, o acesso à internet via cabos é muito complicado. Com o satélite, essa dificuldade acaba, possibilitando o acesso aos estudantes e à população”, explica Reinaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário